terça-feira, 5 de setembro de 2017

Vitória do Jari completa 23 anos de emancipação política



23 anos de criação do município começam a ser comemorados na quarta, 6. Programação encerra no domingo, 10.
A cidade de Vitória do Jari comemora 23 anos no dia 8 de setembro. Em alusão à data, a população do município poderá participar de uma programação diversificada cujo intuito é fortalecer a economia local.  As atividades iniciarão na próxima quarta-feira, 6, e se estenderão até o domingo.
A estimativa é de que cinco mil pessoas participem da comemoração que reunirá atrações esportivas e culturais na praça Bela Vista, bairro Cidade Livre.
A comemoração deve receber não apenas o público do município, mas visitantes de cidades vizinhas, como Laranjal do Jari e de localidades do Estado do Pará, como Almeirim e Monte Alegre.
Durante o período de comemoração do aniversário da cidade, a população vitoriense terá a oportunidade de participar de atividades esportivas, incluindo torneios de canoagem, natação, corrida de rabeta (transporte fluvial tradicional da Amazônia), futebol de campo, vôlei, maratona, futsal, MMA e motocross. O público poderá, ainda, assistir a programação cultural composta por apresentação de bandas regionais, DJ e atrações gospel.

História

O município de Vitória do Jari, desmembrado do município de Laranjal do Jari, foi criado por determinação da lei n.º 0171, de 8 de setembro de 1994.
O município surgiu do anseio da população ver transformado em benefícios para a localidade os impostos pagos pela CADAM (empresa que explora o minério daquela região). Trata-se de um núcleo populacional formado por pessoas que trabalhavam no parque industrial da CADAM. Logo essas pessoas fixaram residência no local e criaram rapidamente uma espécie de polo econômico ativo, onde se instalaram inúmeras atividades de comércio e serviços, destinados a atender necessidades imediatas da população. O núcleo rapidamente cresceu e adquiriu condições para se transformar em município.
Por estar praticamente dentro do Município de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, conhecido popularmente por Beiradinho, enfrenta praticamente os mesmos problemas que ocorrem naquele município: enchentes, desemprego e, sobretudo, péssimas condições de moradia para a população menos assistida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Compartilhe